Páginas

Operação da PF cumpre 26 mandados de busca e apreensão em Salvador

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira, 10, 26 mandados de busca e apreensão em Salvador dentro da "Operação Cone", em combate à organização criminosa chamada de "Conexão Nordeste", suspeita de introduzir produtos eletroeletrônicos e de informática, de origem americana, de forma irregular no Brasil. Entre as mercadorias estão peças de aeronaves, smartphones e notebooks. A ação conjunta é formada por 122 agentes federais, 56 auditores da Receita Federal, além de prepostos do Ministério Público Federal.

Segundo comunicado da Polícia Federal, as investigações dão conta da prática de crime de descaminho contra a ordem tributária, quando há sonegação fiscal de mercadorias que são importadas e exportadas. Na "Conexão Nordeste", os criminosos fariam a importação de mercadorias visando iludir o fisco no todo ou em parte.

A organização criminosa estaria ocultada por meio de uma empresa sediada em Miami, nos Estados Unidos, que seria responsável por dar aparência legal às importações feitas do território americano com notas fiscais falsas. Há suspeita, também, de que o grupo praticava subfaturamento nas transações.

De acordo com informações da Receita Federal, o dano ao Estado não está restrito ao campo tributário. "Além das perdas aos cofres públicos, tem-se um incentivo à prática da concorrência desleal, visto que essas empresas conseguem colocar seus produtos no mercado nacional a um preço mais competitivo, causando um incalculável prejuízo social", informou o órgão em nota oficial.

Além dos 26 mandados de busca na Bahia, estão sendo cumpridos mandados nos estados de São Paulo e Espírito Santo. A Polícia Federal informou que, por ser realizada em sigilo, ainda não serão divulgados detalhes da Operação Cone.

0 comentários:

Postar um comentário