Páginas

Com três resgates em AL, total de mortes no NORDESTE vai a 57


Mais três corpos foram encontrados em União dos Palmares, em Alagoas, subindo para o total de 37 óbitos causados pelas enchentes dos últimos dias no Estado, segundo boletim da Defesa Civil. Por conta desses resgates, o número de desaparecidos passou para 69. O total de mortos pelas enchentes no Nordeste chega a 57.

Segundo o levantamento, mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes em Alagoas. Deste total, 26.618 estão desabrigados e outros 47.897 estão desalojados.

De acordo com os bombeiros, as buscas foram iniciadas nesta terça-feira, 29, no município de Santa Luzia do Norte, continuando a cobertura na extensão da Lagoa Mundaú, até as proximidades da ponte Divaldo Suruagy.

Pernambuco - O número de óbitos provocados pelas chuvas no Estado se manteve em 20, segundo a Defesa Civil. As últimas vítimas foram Renata Bezerra da Silva, de 2 anos, no deslizamento de barreira na Linha do Tiro, e a outra foi Leonilson Ferreira da Silva, de 34 anos, que morreu na enxurrada no município de Gameleira.

O número de municípios em estado de calamidade pública subiu de nove para 12, sendo incluídas através de decreto publicado no Diário Oficial do último dia 27 as cidades de Primavera, Catende e Maraial. Com isso vai a 27 os municípios em situação de emergência. No total, são 67 municípios pernambucanos afetados pelas chuvas.

O número de desabrigados e desalojados são 26.966 e 55.643, respectivamente. O número de casas que foram danificadas ou destruídas subiu de 11.748 para 14.136. Cerca de 4.478 quilômetros de estrada também ficaram comprometidas, assim como 142 pontes.
Ler Mais

A barba feita !!

João era casado e sempre usou barba e cabelos compridos. João trabalhava a noite e lá pelas 18 h. foi-se embora para o trabalho. No caminho passou no barbeiro e disse;
- Corte o meu cabelo bem curto e tire a minha barba, quero ver como fico.
As 6 h, da manhã ao chegar em casa, João tomou seu banho e deitou na cama abraçando a mulher pelas costas e ela acariciando a sua cabeça e o seu rosto, lhe diz;
- Seu filho da puta, por que voce voltou, voce não sabe que está na hora do barbudinho chegar!
Ler Mais

Torcedoras embelezam estádios da Copa!!!!

Ler Mais

São João: eletricista ferido por bomba morre de tétano no Couto Maia

O eletricista Renato Figueredo Santos, 51 anos, morreu na madrugada desta sábado, 26, vítima de complicações numa queimadura na mão direita, causada por bomba de São João. Normalmente, o ferimento não levaria alguém à morte, mas o eletricista acabou falecendo porque resolveu tratar a lesão com remédios caseiros e, quando procurou o médico, a queimadura estava infeccionada e contaminada pela bactéria do tétano.

O eletricista queimou a mão no domingo passado, quando tentou retirar uma bomba que caiu no telhado de sua casa, no subúrbio de São Tomé de Paripe, segundo relatou a filha dele, Carla Maria Santos. A bomba acabou explodindo na mão de Renato, causando uma queimadura na palma. Ele tratou o ferimento com folha de fedegoso, planta leguminosa considerada medicinal, revelou a esposa dele, Sandra.

Na quinta-feira à noite, o eletricista começou a passar mal, com febre e dores no corpo. A mulher dele o levou para o Hospital João Batista Caribé (Coutos), onde um médico receitou dois remédios, além de prescrever vacina contra tétano. Sandra conta que Renato voltou para casa sem tomar os remédios e a vacina, porque já era tarde e não encontrou farmácia aberta.

Na sexta-feira, o eletricista piorou e acabou entrando em convulsão. Renato foi novamente socorrido para o João Batista Caribé e depois transferido para o Hospital Couto Maia, no Bonfim. Na madrugada de sábado, o eletricista acabou falecendo, vítima de tétano.
Ler Mais

Assaltos a banco em cidades do interior cresceram 46%


Joá Souza / Ag. A TARDE / 7.6.2010 Agência Bradesco de Itagimirim foi assaltada em junho

Em janeiro deste ano, o funcionário público do município de Amargosa (a 240 km de Salvador) Naedson Borges, sobrinho de uma funcionária da Caixa Econômica Federal do local, escutou a revelação do sonho de sua tia. Ela contava que havia sonhado com uma troca de tiros e estava impressionada porque, naquele dia, faria exatamente sete anos que sua agência havia sido assaltada.

Descrente, Naedson tranquilizou a tia e saiu de casa. Ele não esperava que o sonho fosse premonitório, mas, ao chegar ao centro da cidade, deparou-se com o desespero da população, que estava assustada depois que um grupo de bandidos, encapuzados e fortemente armados, disparou contra uma viatura policial e assaltou uma agência do Banco do Brasil.

“Eu percebi uma movimentação estranha na porta do Banco do Brasil, quando me avisaram que os bandidos estavam também assaltando uma loteria e a agência da Caixa Econômica Federal. Fiquei preocupado, porque era justamente onde minha tia, que é hipertensa, trabalha. Quando cheguei na porta do banco, ela saia carregada. Foi terrível, mas pouco a pouco ela foi se recuperando do estado de choque”, conta.

Números - Os assaltos ocorridos em Amargosa são dois dos 19 casos de roubo a banco no interior da Bahia, entre janeiro e abril deste ano, contabilizados pela Coordenação de Documentação e Estatística Policial (Cedep), vinculada à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Este número representa um aumento de 46% em relação aos 13 casos ocorridos no mesmo período do ano anterior.

Esse percentual, contudo, pode ser maior, chegando a pelo menos 61%, se acrescidos os assaltos ocorridos em Mucugê e Candeal (a 448 e 168 km de Salvador, respectivamente), ocorridos em 1º e 12 de abril. Os dois crimes noticiados em A TARDE não constam dos dados oficiais do governo do Estado.

O coordenador da Cedep, Antônio Matos, enviou nota de esclarecimento onde confirma os dados oficiais: “A Coordenação de Documentação e Estatística Policial confirma que, de janeiro a abril de 2010, há registro de 19 assaltos a bancos no interior do Estado. Caso exista alguma diferença entre estes números e outros, obtidos em estatística diversa, deve-se, certamente, à metodologia utilizada na coleta e tratamento dos dados”.

Além dos dois roubos que não constam dos relatórios oficiais, levantamento no arquivo de A TARDE mostrou que houve ao menos mais cinco assaltos a banco no interior da Bahia: três em maio e dois em junho.

Valores - Por serem maioria entre as instituições bancárias no interior da Bahia, as agências do Banco do Brasil são o principal alvo dos assaltantes. Mas o prejuízo com a ação dos marginais não é revelado. De acordo com a assessoria de imprensa, o banco não se manifesta por questão de segurança e para a preservação do sigilo dos dados.

O coordenador do Centro de Operações Especiais (COE), da Policia Civil, Marcos Tebaldi, diz que os números apresentados estão dentro da média dos últimos anos. Ele acrescenta que assaltos a banco estão fora das demandas normais das cidades pequenas e que o policiamento local não é adequado para esse tipo de crime.
Ler Mais

Operação na Cidade Baixa termina com um morto e nove presos




Uma ação policial contra o tráfico de drogas na Cidade Baixa, em Salvador, terminou com um morto e nove detidos na manhã deste sábado, 19. Tiago dos Santos, 23 anos, que já tinha passagens pela polícia por roubo e tráfico de drogas, morreu durante troca de tiros com policiais da Rondas Especiais (Rondesp).

De acordo com o Chefe de Serviço de Investigação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) Odair Carneiro Santos, uma viatura da polícia foi recebida a tiros por Tiago em uma localidade conhecida "Fundão", próximo ao módulo policial do bairro do Uruguai. A 'Operação Itapagipe' também atingiu os bairros de Massaranduba e do Lobato.
Com o acusado, a polícia encontrou um revólver calibre 38, cano curto. O padastro de Tiago, Juarez da Glória Gomes, foi detido na operação em cumprimento a mandado de prisão. Juarez está detido na 17ª CIPM, junto com outros oito suspeitos, para averiguação.

As detenções foram realizadas em cumprimento a mandados de busca e apreensão expedidos pela juíza da 1ª Vara de Tóxicos e Entorpecentes, Rosemunda Souza Barreto, e pelo Juiz da 2ª Vara de Tóxicos e Entorpecentes, Liz Rezende de Andrade. Os envolvidos foram encaminhados para DTE, no Complexo Policial dos Barris.

Autuações – Dos nove detidos, cinco foram autuados em flagrante por tráfico e quatro estão sob investigação policial e podem ter prisão decretada. Entre os presos estão mãe e filho acusados de participação no tráfico de drogas.

Marinice da Silva Santos, de 43 anos, e o filho Adriano da Silva Santos, de 23 anos, foram autuados em flagrante por posse de um cofre de madeira contendo dinheiro, celulares e drogas. Adriano nega o envolvimento da mãe com o crime. Em depoimento, Marinice também alegou inocência.

Também foram levados para a DTE José Raimundo do Nascimento Batista, Emanuele Anton Costa, José Luiz Dimas, Danilo Alves da Silva, Leandro Meireles dos Santos e André Luiz de Argolo. A operação contou com a participação de 25 policias e chegou aos envolvidos através de denúncia anônima à DTE, durante investigação que já vinha sendo realizada há dois meses.

Participaram da ação agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Departamento de Narcóticos (Denarc), Rondas Especiais (Rondesp), Comando de Operações Especiais (COE), agentes da 17ª CIPM (Lobato) , guarnições da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Ler Mais

Condutor morre ao colidir veículo em trator na BR 101



Condutor morreu na hora ao colidir com o tratorUma Mitsubishi L200, de placa JSC 4524, colidiu com um trator patrol na tarde desta sexta-feira, 18, no km 522 da BR 101, em Itabuna. Jamil Silva Darian conduzia o veículo, quando perdeu o controle da direção e bateu no trator que estava parado no acostamento da via. O motorista morreu na hora. A passageira do veículo, Rosilane Silva Santos, ficou gravemente ferida e foi levada ao Hospital de Itabuna.

O trator era utilizado nos serviços de manutenção da estrada. Havia outros dois tratores estacionados no local, no momento do acidente.

*Com redação de Alane Virgínia, do A Tarde On Line
Ler Mais

Porto Seguro: audiência de morte dos professores é suspensa

O juiz Roberto Costa de Freitas Júnior, titular da Vara Crime de Porto Seguro (a 709 km de Salvador, no extremo sul baiano), suspendeu temporariamente a audiência que teve início na última quarta-feira, 16, para ouvir as testemunhas sobre a morte dos professores da APLB/Sindicato, Álvaro Henrique Santos, 28, e Elisney Pereira Santos, 31, em setembro do ano passado.

A nova data foi marcada para os dias 19, 20 e 21 de julho, quando serão ouvidas cinco novas testemunhas de defesa e ocorrerá também o interrogatório dos quatro acusados pelo crime. Até lá, os PMs Sandoval Barbosa dos Santos, 37, Geraldo Silva de Almeida, 29, e Joilson Rodrigues Barbosa, 29, continuarão detidos no 8º BPM; e o ex-secretário de Comunicação e Governo de Porto Seguro, Edésio Lima Dantas, 44, permanecerá preso em Salvador, para onde retornou ontem.

Troca de acusações - Os depoimentos desta sexta-feira, 18, chegaram a ser suspensos por aproximadamente 10 minutos por conta das constantes trocas de acusações entre o advogado de defesa dos PMs, José Cesar Souza Oliveira, e o Ministério Público (MP), representado pelo promotor Dioneles Leone Santana Filho, um dos responsáveis pela acusação.

Segundo a defesa, o MP se baseou em “duas pessoas desqualificadas” para iniciar o processo, referindo-se aos traficantes Marcelo Santos da Fonseca e João D’ajuda Cardoso Filho, que, em seus depoimentos, acusaram policiais civis e militares de envolvimento com o tráfico de drogas.

Um dos traficantes ouvidos, que é conhecido como “Marcelo Caôlho” disse, no primeiro dia da audiência, que foi procurado pelos PMs para executar os professores e que o pagamento seria feito pelo ex-secretário de Comunicação e Governo de Porto Seguro, Edésio Lima Dantas, mas não aceitou assassinar os professores.
Ler Mais

Tremor de terra assusta moradores em Umburanas

Um tremor de terra no município de Umburanas, localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, assustou os moradores na madrugada desta segunda-feira, 14. Ninguém ficou ferido, mas o abalo provocou rachaduras nas paredes e em forros de gesso das residências.

O assessor de comunicação da prefeitura da cidade, Anastácio da Silva, disse que ouviu um barulho em sua casa por volta das 3h e chamou a polícia, pensando se tratar de um possível arrombamento à sua casa. Quando os policiais chegaram, constataram que não havia ninguém, e um segundo abalo aconteceu. "Pecebemos que era um terremoto no segundo estrondo. Parecia um som de explosão e a terra estremeceu", contou Anastácio.

Anastácio afirmou também que moradores da cidade se assustaram com o tremor, mas que ninguém ficou ferido. "Ninguém se machucou, apenas as paredes de algumas residências racharam. Nunca tivemos um abalo antes", comentou.

A prefeitura entrou em contato com técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas não houve a confirmação se realmente a terra tremeu em Umburanas. De acordo com o assessor de comunicação, outro contato será feito com a universidade para saber se foi registrado o abalo, apesar de um técnico da UFRN ter afirmado que as características do ocorrido são de um terremoto.
Ler Mais

Servidores da justiça baiana decidem suspender a greve após 37 dias

Os servidores do judiciário baiano decidiram em assembleia realizada na manhã nesta segunda-feira, 14, a volta ao trabalho após 37 dias em greve. De acordo o diretor de comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), Zenildo Castro, a categoria resolveu suspender o movimento por conta da liminar expedida pela juíza Drª Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, que decreta a ilegalidade da greve e determina o retorno imediato dos trabalhadores sob risco de multa diária de R$ 30 mil para os sindicatos.

Zenildo disse ainda que nesta terça-feira, 15, o Sinpojud irá protocolar um ofício a presidente do Tribunal de Justiça Desembargadora Telma Brito solicitando a suspensão do corte do ponto dos grevistas.

O sindicalista disse que a negociação com a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora Telma Britto, "não avançou muito", mas que a categoria conseguiu duas vitórias importantes. "Ela aceitou abrir a negociação no sentido de criar um grupo de trabalho para revisão do PCS (Plano de Cargos e Salários)", disse Zenildo, lembrando que a desembargadora também acordou a participação do sindicato na decisão das medidas que serão tomadas para adequar a folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, a categoria conquistou a manutenção da gratificação que foi cortada por meio do decreto 152 e transformou a gratificação em vantagem pessoal. "A gratificação foi mantida como vantagem pessoal e não tem como a pessoa perder porque fica incorporado ao salário como direito adquirido", afirmou o diretor do Sinpojud.

Durante a greve, apenas os serviços considerados essenciais, como emissão de guia de sepultamento, alvará de soltura, habeas corpus, liminar para casos de saúde e de ligação de água e luz foram mantidos.
Ler Mais

Quarenta e seis pessoas se ferem em 'guerra de espadas ' em Cruz das Almas

Quarenta e seis pessoas ficaram feridas durante uma festa junina na cidade baiana de Cruz das Almas (distante a 146 km de Salvador), neste domingo, 13. A Unidade de Pronto Atendimento da Santa Casa da cidade atendeu as vítimas com idades entre 13 e 84 anos. Uma idosa de 84 anos, que sofreu um corte profundo na perna direita, continua em observação no posto.

De acordo com a assessoria de comunicação da Santa Casa, a idosa estava na porta de casa, numa rua próxima à praça onde aconteceu a "guerra de espadas", quando o artefato a atingiu no ombro e na coxa.

Dois eventos que antecedem o São João de Cruz das Almas foram comemorados no domingo: o Casamento do Ceat, que consiste em um arraiá, e o Aniversário de "Toinho de Deus", que tem como principal atrativo a queima das espadas, informou a assessoria da Santa Casa.

No ano passado, neste mesmo evento, 30 pessoas foram atendidas na cidade com queimaduras ocasionadas pelas espadas, segundo a Santa Casa. "Nos anos em que acontece a Copa do Mundo, o número de espadas aumenta, elevando também o número de queimados", informou a nota divulgada pela entidade.

A Santa Casa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, monta um esquema especial de trabalho para atender os feridos por espadas nestes eventos. "Aumentamos o número de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e também portaria e recepção".
Ler Mais

Polícia investiga se advogada foi mantida em cativeiro em SP


Amigos e familiares de Mércia acompanham cortejo do corpo

A Polícia Civil de São Paulo investiga se a advogada Mércia Nakashima foi mantida por cerca de uma semana em cativeiro antes de ser morta. Ela desapareceu em 23 de maio, contudo, após analisarem o corpo, legistas suspeitam que a morte ocorreu no máximo há 15 dias. Neste sábado, policiais ouviram um homem que afirma ter visto o ex-namorado da vítima, Mizael Bispo de Souza - o principal suspeito nas investigações -, em uma favela na periferia de Guarulhos. As informações são do SPTV.

O corpo de Mércia foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros na manhã de sexta-feira, na represa Atibainha, em Nazaré Paulista, 19 dias após o desaparecimento da advogada. Neste sábado, Cerca de 300 pessoas compareceram ao seu enterro, que foi realizado aos gritos de "justiça".
Ler Mais

Policial é assassinado em Periperi

Um policial da Rondesp foi assassinado na manhã deste sábado, 12, no bairro de Periperi. Gilberto Jorge Cajado, 39 anos, foi atingido na altura do peito.

Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar, ele chegou a ser encaminhado ao Hospital João Batista Caribé, mas não resistiu aos ferimentos.

Gilberto estava à paisana, quando foi baleado. O acusado, Lenilson Jesus, 26 anos, foi preso em flagrante e está na 5ª Delegacia de Polícia de Periperi. Segundo o delegado, Geovane Paranhos, os dois estavam bebendo em um bar, quando começaram uma discussão.

Lenilson informou em depoimento que o policial deu dois tapas em seu rosto e deu um tiro em sua direção. Logo em seguida, ele saiu correndo, pegou uma pistola Taurus 380 em casa e voltou para o bar.

Quando a discussão recomeçou, Lenilson puxou a arma e disparou contra Gilberto, que ainda tentou reagir. Testemunhas que presenciaram o crime estão na delegacia prestando depoimento.
Ler Mais

Guerra pelo tráfico provoca estragos em Porto Seguro


Traficantes invadiram e destruíram casas em Porto Seguro

Três casas foram incendiadas por traficantes na madrugada desta sexta-feira, 11, por volta de 2h, no bairro Baianão Casas Novas, periferia de Porto Seguro (a 709 km de Salvador, no extremo sul baiano). O fogo destruiu as telhas e paredes das residências, e três pessoas de uma mesma família ficaram feridas.

De acordo com uma das vítimas, Vera Lúcia Silva Rocha, 45 anos, seis integrantes da mesma quadrilha invadiram a casa portanto armas de fogo e incediaram a residência. Os bandidos ameaçaram todos que estavam na casa, afirmando que mandavam no tráfico local. "Os homens fizeram ameaças, avisando que, dessa vez não iam matar ninguém, mas na próxima não teriam compaixão", disse Vera.

Maria inês Caetano da Silva, de 69 anos, e Jaciara Rocha dos Santos, de 22 anos, foram atendidas no Hospital Luis Eduardo Magalhães com lesões corporais, mas já receberam alta. Já o estado de saúde de Jailton dos Santos, 48 anos, que está internado, não foi informado pela unidade hospitalar.

A polícia não deu detalhes sobre a invasão nas casas. No bairro, os vizinhos não quiseram comentar sobre o incidente. A polícia está investigando o que motivou os bandidos a atacarem aquelas casas.
Ler Mais

Com Shakira e Fergie, África do Sul dá pontapé inicial do Mundial


Black Eyed Peas foram a primeira grande atração do show de abertura da Copa

O jogo de abertura da Copa do Mundo de 2010 acontece somente nesta sexta-feira, mas o espetáculo na África do Sul já começou. Em Johannesburgo, nesta quinta, o show de abertura do Mundial contou com nomes de peso do cenário musical - como Black Eyed Peas, Shakira e Juanes - para levantar a multidão presente ao Orlando Stadium, no bairro de Soweto, além de um emocionado discurso do arcebispo da cidade, Desmond Tutu. A festa contou com cerca de 35 mil pessoas.

Os primeiros artistas a se apresentar foram grupos tribais, seguidos pelo trompetista Hugh Masekela. Depois das primeiras melodias, foi a vez do presidente da Fifa, Joseph Blatter, subir ao palco acompanhado de Jacob Zuma, presidente da África do Sul. A dupla fez um rápido discurso, e logo o público foi ao delírio com imagens de partidas e jogadores exibidas no telão.

A banda americana Black Eyed Peas foi a primeira grande atração da noite. Liderados por will.i.am e pela bela Fergie, o grupo tocou sucesso atrás de sucesso: Where Is the Love, Pump It, Meet Me Halfway e Boom Boom Pow. Para encerrar, uma das cinco músicas mais tocadas da década e talvez o maior hit da banda: I Gotta Feeling.

Depois dos astros, coube à dupla malinense Amadou & Miriam dar sequência ao show. Os artistas cegos cantaram Welcome to Mali e Afrika. Em seguida, o ex-zagueiro da seleção sul-africana Lucas Radebe fez um discurso e acabou vaiado.

A ativista política e cantora Angélique Kidjo, natural do Benin, foi a maior atração africana. Com um coral, a artista, que já venceu o Grammy em 2008, cantou Malaiko. Em seguida, dividiu o palco com o cantor americano John Legend, que encerrou sua participação com o sucesso Green Light.

Angélique voltou pouco depois para acompanhar Vusi Mahlasela, cantor folk que escreve suas letras inspirado no movimento antiapartheid. Logo foi a vez de Desmond Tutu, arcebispo de Johannesburgo, subir ao palco ovacionado pelo público e roubar a cena.

Prêmio Nobel da Paz em 1984 pela luta contra o regime do apartheid, Tutu divertiu a multidão com sua simpatia, suas roupas chamativas com as cores da seleção da África do Sul e suas dancinhas. Pedindo uma ovação ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o arcebispo fez um discurso emocionado sobre a primeira Copa do Mundo no continente africano. "Queremos dizer ao mundo que esta lagarta feia que nós éramos tornou-se uma borboleta bonita, mas muito bonita", afirmou, em referência ao fim do apartheid.

Vieux Farka Touré, outro músico malinês, foi o próximo a cantar. Depois dele, o astro colombiano Juanes, que tem no currículo 17 prêmios do Grammy latino, começou sua apresentação com La Camisa Negra e emendou Yerbatero.

A banda Tinariwen, outro grupo de Mali, originário do Deserto do Saara, foi o ponto baixo do show e não animou muito a plateia. Depois, porém, foi a vez da cantora Alicia Keys ser anunciada pelo ex-volante francês Christian Karembeu, campeão mundial em 1998.

A americana voltou a acender a multidão com hits como You Don't Know My Name e Fallin', mas protagonizou um momento estranho ao cantar uma canção sobre a cidade de Nova York: Empire States of Mind, do rapper Jay-Z, em que ela faz participação especial. Depois, mandou um de seus principais sucessos, No One e chamou a banda sul-africana Black Jacks para uma música final.

O artista somaliano K'naan emocionou o público em seguida com um dos hits da Copa, Wavin' Flag, acompanhado por will.i.am, dos Black Eyed Peas. Depois de duas atrações locais, chegou a hora da apresentação mais aguardada da noite: a da colombiana Shakira.

Depois de um discurso do volante francês Patrick Vieira, que não foi conovocado para a Copa, a musa cantou seus sucessos She Wolf e Hips Don't Lie. A música que fechou a grande festa foi Waka Waka, a canção oficial do Mundial de 2010.

Encerradas as atrações, Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, entrou ao lado de Danny Jordan, presidente do comitê organizador da Copa. Após um rápido discurso, Vieira voltou ao palco e exibiu a taça do Mundial à plateia. Por fim, todos os artistas que participaram da festa voltaram para o bis, animando o público pela última vez na noite.
Ler Mais

Anvisa apreende 10 mil caixas de remédios contrabandeados em Itabuna


Medicamentos eram vendidos sem receita médica

Três pessoas foram presas e 10 mil caixas de remédios controlados contrabandeados foram apreendidas na manhã desta quinta-feira, 10, em Itabuna, sul da Bahia. Os medicamentos tarja preta eram comercializados sem receita médica.

A ação, que aconteceu em três farmácias do bairro Santo Antônio, faz parte da operação Morfeu da Anvisa, Vigilância Sanitária do Estado, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o delegado federal da Anvisa, Adilson Fonseca, os três proprietários das farmácias presos, que não tiveram o nome revelado, vão responder por crime hediondo e inafiançável, ficando detidos até o caso ser julgado. Este tipo de crime prevê prisão de 10 a 15 anos. Os estabelecimentos também foram multados - o valor não foi revelado, mas pode variar entre R$ 1.500 a R$ 1,5 milhão.

De acordo com Fonseca, outras farmácias serão visitadas pela operação, mas ele não quis revelar o nome para não atrapalhar a ação.

Nesta terça e quarta, 8 e 9, a Anvisa e PRF apreenderam 50 toneladas de medicamentos e prenderam cinco pessoas em Feira de Santana. Os produtos de tarja preta eram vendidos para caminonheiros, que os usavam sem receita médica como "arrebite", para não dormir.
Ler Mais

Criança de três anos morre por falta de atendimento em Santo Antônio de Jesus


Jailton e Marinez, pais do menino, acusam o hospital de negligência

Uma criança de três anos não resistiu ao tempo de espera e acabou morrendo na madrugada desta quinta-feira, 10, na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador). A unidade é acusada pelos familiares do garoto de negligência por não atender Jandson Mateus Santos Santana que chegou ao local em estado grave.

Os pais da criança, Marinêz Santos Santana e Jailton dos Santos Santana, e o motorista da ambulância da Secretaria de Saúde do município de Mutuípe, Robson Nilton Oliveira Nery, acusam a unidade hospitalar de negar atendimento ao garoto. O motorista Robson afirmou que chegou com o garoto no hospital às 22h45. Por volta de 1h da manhã a criança começou a ter convulsões e não resistiu.

Robson Nilton disse ainda que a ficha de atendimento do menino nem chegou a ser preenchida pelos funcionarios da recepção da emergência.

Jandson estava internado no Hospital Clélia Rebouças, na cidade de Mutuípe, desde o último domingo, 6, com quadro de desnutrição, desidratação e problema renal. A médica Ana Paula Muniz tentou por três dias a regulação (transferência de um hospital para outro) para Jandson no Regional em Santo Antônio de Jesus, hospital de referência da região.

O Hospital alega não ter UTI neonatal e afirma que o garoto foi atendido por uma médica pediatra em menos de 20 minutos de sua entrada.
Ler Mais

Homem de 73 anos é preso acusado de pedofilia em Itabuna


Antônio foi preso nesta manhã acusado de pedofilia

O taxista Antônio Souza Santos, de 73 anos, foi preso por policiais civis na manhã desta quinta-feira, 10, em Itabuna, sul do Estado, acusado de pedofilia. De acordo com o Coordenador Regional da Polícia Civil, Moisés Damasceno, Antônio foi levado para o Complexo Policial de Itabuna.

A prisão temporária foi expedida pela juíza Antônia Marina Faleiros da 1ª Vara Crime após ter recebido a denúncia feita pelo Ministério Público da Bahia, de que o idoso tinha dado um beijo nos lábios de uma criança de quatro anos em uma loja de conveniência de um posto de combustível próximo ao Terminal Rodoviário do município, próximo ao local onde Antônio trabalha há 14 anos.

Funcionários da loja denunciaram Antônio ao MP depois de terem visto nas gravações feitas pela câmera de segurança do estabelecimento a cena em que o acusado beija a menina. Em depoimento à polícia, Antônio nega a acusação e afirma que beijou a garota no cabelo e no rosto.

Antônio vai responder judicialmente pelo crime de pedofilia. A polícia esteve na casa do acusado, que é solteiro e mora sozinho, mas não encontrou material com conteúdo envolvendo crianças e adolescentes.
Ler Mais

Feira de Santana: 50t de medicamentos apreendidos e cinco prisões


Cinco pessoas presas e 50 toneladas de medicamentos apreendidos. Este foi o saldo da operação "Tarja Preta II", presidida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na cidade de Feira de Santana (109km de Salvador), nesta terça e quarta-feira (8 e 9), com o apoio da Vigilância Sanitária municipal e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Edvando Souza de Oliveira, 46 anos, Elson de Jesus, 37 anos, Edemário Santos Nascimento, 33 anos, Elideval da Silva Campos, 26 anos, e Glauber Santos Leal, 29 anos, foram detidos pela polícia pela venda de medicamentos de tarja preta para caminonheiros, como o Arrebite, nos postos de combustíveis Pau de Vela e São Caetano, que ficam no município de Santo Estevão, na BR 116 Sul.

As farmácias foram interditadas pela Anvisa e os postos de combustíveis, multados.

Na terça-feira, uma das 15 lojas da rede de farmácias Caroá em Feira de Santana foi interditada pelo órgão. No local, foram encontradas 50 toneladas de medicamentos com prazo de validade vencido, alguns desde 2005. Alguns medicamentos estavam armazenados de maneira imprópria, com sujeira e com a presença de insetos.

Por meio de uma denúncia anônima sobre o armazenamento de remédios vencidos nos andares superiores ao do estabelecimento, os técnicos da Anvisa chegaram à farmácia. Produtos dentro do prazo de validade foram achados pelo órgão, mas foram condenados pelo armazenamento de forma inadequada.

A operação "Tarja Preta II" vai continuar pelo interior da Bahia. Os próximos destinos da operação não foram informados, no entanto.
Ler Mais

Duas adolescentes são mortas a tiros em Cajazeiras VIII


Duas adolescentes, uma de 11 anos e outra de 15 anos, foram mortas a tiros na madrugada desta quarta-feira, 9, no loteamento Mangabeira, no bairro de Cajazeiras VIII. Segundo Carlos Bond, chefe do Serviço de Investigação (S.I.) da 13ª CP (Cajazeiras), Sirlene Conceição Santos e Tatiane Ribeiro foram atingidas com vários tiros na cabeça, e a morte teria sido encomendada por uma outra adolescente, de prenome Kátia.



De acordo com Carlos Bond, na última sexta-feira, 4, as vítimas teriam brigado com Kátia e com uma jovem que ainda não foi identificada por causa de um rapaz. Como as vítimas teriam "ganhado a disputa", Kátia prometeu mandar Igor, que é seu namorado, matar as duas. Ainda segundo o chefe do SI, todas as envolvidas na disputa teriam ligação com o traficante de drogas da região conhecido como "Café", que teria Igor como seu braço direito.
Em depoimento à polícia, a mãe de Sirlene, Ednalva Conceição dos Santos, confirmou que houve a briga e contou que a filha levava uma vida desregrada, que saía de casa sempre à noite, por volta da 18h, e só voltava para dormir de madrugada.

Já a irmã de Tatiane, Márcia Cristina Ribeiro, também confirmou a briga aos policiais, mas disse que a irmã não morava mais com os pais e que não tinha muitas informações sobre a vida da irmã, que estaria morando na casa da outra vítima do crime.
Ler Mais

Chega ao fim greve da Polícia Civil na Bahia


A greve da Polícia Civil da Bahia chegou ao fim nesta terça-feira, 8. A categoria tinha aderido à paralisação nacional desde o dia 19 de maio. As atividades serão retomadas normalmente a partir das 8h de quarta-feira, 9, segundo o secretário geral do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), Bernardino Gayoso.

De acordo com Bernardino, "apenas a Bahia se mantinha firme na greve", enquanto os outros oito estados já haviam voltado às atividades. A policia civil continuará, no entanto, com o indicativo de greve, "Estamos firmes na posição de retornar ao trabalho, assim como também estamos firmes para voltar à greve caso seja necessário”, afirmou Gayoso.

Membros do sindicato tiveram uma reunião com o secretário de segurança pública, Cesar Nunes, nesta terça. A categoria levou as reivindicações estaduais ao secretário, que se comprometeu a encaminhá-las ao governador, Jaques Wagner.

No âmbito estadual, a luta era pela mudança do regime de trabalho dos policiais civis da Bahia, o pagamento da insalubridade, questões sobre desvio de função, a paridade entre inativos ( aposentados) e ativos, a promoção (elevação funcional) e o pagamento da gratificação GAPJ5.

Dentre as reivindicações nacionais está a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446/300, de 2009, no Congresso. A PEC prevê a unificação em todo o País de piso salarial para policiais civis, militares e bombeiros em R$ 3,5 mil, nível médio, e R$ 7 mil, nível superior.

A PEC deve ser votada no Congresso Nacional em Brasília na próxima terça-feira, 15.

Uma carreata sairá de Salvador para acompanhar a votação.
Ler Mais

O video do Ano !!!!!!

O Antes e o Depois!
Ler Mais

Deputada Estadual Cidinha Campos no Plenário

POR FAVOR, OUÇAM COM ATENÇÃO.



EU GOSTARIA QUE O BRASIL DE MEUS FILHOS FOSSE GOVERNADO POR PESSOAS ASSIM.
Ler Mais

SP: aluna atropela instrutora em exame de baliza e cai em rio


Uma aluna de autoescola perdeu o controle do veículo por volta das 14h30 de segunda-feira ao fazer um teste de baliza e caiu no rio Piracicaba, em Piracicaba, a 152 km de São Paulo. A instrutora, que observava o desempenho da aluna do lado de fora do carro, foi atropelada.

Segundo o diretor da autoescola, Pedro Signoretti, ao invés de usar o freio, a aluna, que estava em sua 17ª aula, usou o pedal do acelerador, atropelou a instrutora Giselda Duracenko, 30 anos, passou por cima de um barranco e caiu no rio Piracicaba. O rio margeia a avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba, área de baliza autorizada pela Semutran, órgão que fiscaliza o trânsito na cidade.

Por ser uma avenida movimentada, a aluna foi rapidamente socorrida por uma aluna de outra autoescola e por um senhor que pescava no rio. Ela sofreu apenas escoriações leves. A instrutora sofreu trincamento da bacia e foi levada ao Hospital Fornecedores de Cana, mas passa bem.
Ler Mais

Liminar obriga Coelba a suspender cobranças indevidas

Em decisão liminar publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira, 8, a Coelba está obrigada a suspender a cobrança das contas de energia elétrica dos consumidores do Estado que foram faturadas pela média de consumo nos meses de fevereiro e março. O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual em ação civil pública. Na ação, a empresa é acusada de ter efetuado uma cobrança irregular das contas de energia faturadas pela média de consumo, em desacordo com a Resolução nº 456/2000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo a liminar concedida pelo juiz da 13ª Vara das Relações de Consumo de Salvador, Antônio Serravalle Reis, a empresa não pode aplicar qualquer penalidade, como suspender o fornecimento de energia elétrica aos consumidores que não efetuaram o pagamento dessas faturas. A decisão prevê ainda que a empresa restabeleça o fornecimento de energia elétrica dos usuários que tenham sido afetados por corte de energia com origem nas faturas em que foi efetuada a cobrança irregular.

A Coelba tem o prazo de 15 dias para encaminhar correspondência a todos os consumidores que tiveram suas contas majoradas e para publicar em dois jornais de grande circulação a informação sobre a decisão. Nesse mesmo período, a empresa deve apresentar à Justiça a relação nominal dos consumidores, com os respectivos números de contratos, que tiveram suas contas de energia elétrica faturadas pela média de consumo.

A empresa terá ainda de conservar todos os registros relativos a essas contas, bem como os registros pertinentes às contas de energia elétrica referentes aos consumidores em relação aos quais foi efetuada a cobrança da quantidade de kWh acumulada, em decorrência do faturamento pela média de consumo nos últimos oito meses.

Segundo informações do Ministério Público da Bahia, cerca de 770 mil consumidores, no mês de fevereiro, e 1,2 milhões, em março, tiveram suas contas faturadas pela média do consumo.

De acordo com a nota oficial emitida pela assessoria de comunicação da Coelba, a empresa ainda não foi informada sobre a decisão judicial da 13ª Vara.
Ler Mais

Operação Liamba III tira de circulação cerca de 50,6 t de maconha

A Operação Liamba III, realizada pela Polícia Federal em Juazeiro (500Km de Salvador) entre os dias 28 de maio e 5 de junho erradicou 167 mil pés de maconha nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Abaré e Chorrochó, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.

Segundo informações da PF em Juazeiro, com a destruição dos pés de maconha, aproximadamente 50,6 toneladas da droga deixarão de entrar no mercado do tráfico.

Além dos pés erradicados, foram destruídas 19 mil mudas de maconha, e incinerados cinco quilos de maconha pronta para consumo.

A Operação Liamba III é o desdobramento do ciclo das grandes operações de combate a entorpecentes no Vale do São Francisco, iniciado em 2006 com a Operação Terra Prometida. Em seguida, a PF deu continuidade à ação com as operações Prometeu, Labareda, Clareira e Catingueira.

“De lá para cá, mais de dois milhões de pés do entorpecente foram erradicados, o que equivale a 600 toneladas de maconha que deixaram de ser comercializadas nos estados da Bahia e de Pernambuco”, assegura o delegado titular da Polícia Federal em Juazeiro, Alexandre Lucena.

A operação contou com a participação de policiais federais da Bahia, Sergipe, Distrito Federal, além de militares e civis da Bahia. As ações na área de caatinga tiveram apoio de 65 policiais, dois helicópteros, um caminhão tanque, um ônibus de comando e mais de vinte viaturas.
Ler Mais

Polícia: assaltantes de shopping de luxo estavam bem-vestidos


Uma distribuidora da marca de relógios Rolex, no shopping Cidade Jardim, foi assaltada em São Paulo



A Polícia Civil e São Paulo informou que dois seguranças e dois funcionários do shopping Cidade Jardim foram feitos reféns e usados como escudos humanos por homens jovens e bem-vestidos no assalto desta segunda-feira. Segundo o delegado José Antônio do Nascimento, não houve tiroteio durante a ação, que durou cerca de 5 minutos. Foi dado apenas um tiro como forma de dispersar as pessoas que passavam pela calçada durante a fuga dos bandidos.

A loja roubada foi a Corsage, distribuidora da marca de relógios Rolex, localizada no mesmo shopping em que bandidos armados já haviam assaltado a joalheria Tiffany & Co. no dia 16 de abril. O Cidade Jardim é considerado um dos centros comerciais mais luxuosos de São Paulo.

Ainda de acordo com o delegado, segundo as imagens do circuito interno da loja, o grupo teria dez integrantes e as armas usadas teriam calibre curto, ou seja, não foram usadas metralhadoras ou armamento mais pesado. Quatro entraram no shopping e outros seis aguardavam do lado de fora. Todos usavam óculos escuros para evitar a identificação.

O delgado disse que os bandidos conheciam a dinâmica do shopping, no entanto, não afirmou se eram ex-funcionários. Ele disse apenas que eram pessoas que sabiam como o local funciona.

Ao comentar sobre os dois assaltos realizados no mesmo local, Nascimento disse que "a segurança do shopping parecia satisfatória". Ele não descartou que o assalto de hoje poderia ter relação com o roubo da Tiffany.

De acordo com o delegado, alguns suspeitos ficaram em uma loja vizinha como forma de "segurar a ação". Nessa loja, os suspeitos mandaram os funcionários colocarem dinheiro e objetos de valor em uma bolsa, mas deixaram a sacola durante a fuga. De acordo com a polícia, o conteúdo será investigado.

Ainda não foi calculado o valor roubado, mas entre os prejuízos estão objetos que foram despedaçados, vidros e portas quebradas. Na fuga foram utilizados um veículo VW Polo e um Citröen C4 Palas.

Uma funcionária da loja Mont Blanc, que fica próxima ao local roubado, disse que assim que viu a correria trancou as portas, que permaneciam fechadas até as 14h50. Segundo ela, todos os lojistas fizeram o mesmo no momento do assalto, mas começaram a reabrir os estabelecimentos.
Ler Mais

Receita libera amanhã consulta a primeiro lote de restituições do IR 2010

A Receita Federal libera, nesta terça-feira, 8, a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2010, ano-base 2009. Tradicionalmente, os idosos e os contribuintes que enviaram a declaração na abertura do prazo, pela internet, têm prioridade.

Neste lote, será liberado um total de 1,479 milhão de restituições. O dinheiro será creditado na conta do contribuinte no próximo dia 15, com correção de 1,75%. Para saber se foi incluído no lote, é preciso acessar a página da Receita na internet ou ligar para o ReceitaFone (146).

Também poderão ser consultados a partir de amanhã dois lotes residuais do Imposto de Renda Pessoa Física, um de 2009 (ano-base 2008) e outro de 2008 (ano-base 2007).

Os três lotes englobam 1.517.603 contribuintes com direito à restituição, o que totaliza um montante de R$ 1,8 bilhão. No lote referente a 2009, a correção será de 10,21% e no do exercício 2008, de 22,28%.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 pela internet terminou no dia 30 de abril. Até essa data, a Receita recebeu 24.678.741 documentos.

Segundo o órgão, os valores não sofrerão quaisquer acréscimos, independentemente da data em que o contribuinte receber a restituição, e estarão disponíveis no Banco do Brasil (BB).

Se o depósito não for feito, o contribuinte poderá ir a uma agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento BB – 4004-0001 (capitais - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0001 (demais localidades - clientes do Banco do Brasil), 0800-729-0722 (capitais e demais localidades - clientes e não clientes do Banco do Brasil) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) – para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber o valor disponível no banco e solicitar a diferença na unidade local da Receita.
Ler Mais

Presos fogem da cadeia de Itajuípe e deixam bilhete zombando da segurança

Dos nove detentos da cadeia pública da cidade de Itajuípe, sul da Bahia, seis fugiram na madrugada desta segunda-feira, 7, após forçar o teto da delegacia e pular usando uma corda feita de lençol chamada 'teresa'. Ainda não há pistas dos fugitivos.

Em uma das celas, os presos deixaram um bilhete zombando da segurança no local: "foi fácil fugir porque a cadeia parecia um papelão".

O delegado titular, Ananias Martins, reconheceu a precariedade da estrutura física da delegacia e disse que há 25 anos não há qualquer tipo de reforma no imóvel.

A estrutura tem quatro celas com capacidade para duas pessoas cada, sendo que em uma existiam três presos.

Homicídio - Entre os detentos que permaneceram na cela está um idoso de 62 anos acusado de ter praticado um homicídio em São Paulo no mês de maio, preso pela polícia de Itajuípe há três dias. José Antonio dos Santos deu uma paulada em Daiane da Silva Mendonça, 21 anos, grávida de sete meses, e depois a enterrou no sítio onde trabalhava como caseiro na cidade paulista de Santa Isabel.

O crime aconteceu no dia 4 de maio deste ano e, em depoimento à polícia, José Antônio confessou o assassinato e disse que matou a jovem, com quem mantinha um relacionamento amoroso, porque a mesma fazia escândalos quando ele se negava a ter relação sexual com ela.

Com medo de perder o emprego, José Antônio disse que a golpeou na cabeça e a enterrou próximo ao portão do sítio. Após o crime, José fugiu para o sul da Bahia achando que ficaria no anonimato, mas foi pego pela polícia do município. O preso será transferido para São Paulo onde responderá por homicídio.
Ler Mais

Sem trabalho, barraqueiros fazem protesto do Jardim de Alah a Piatã


Cerca de 30 barraqueiros fizeram um protesto na manhã deste domingo, 6, na orla de Salvador. Os manifestantes saíram das imediações do Jardim de Alah, região do bairro do Costa Azul, e seguiram até Piatã com a intenção de chamar a atenção da população e poderes públicos. Eles querem autorização para trabalhar nas barracas de praia que não foram demolidas e continuam funcionando normalmente em alguns pontos da orla.

Durante o protesto, o tráfego ficou comprometido em alguns trechos. Com dificuldades de conseguir trabalho desde que as barracas foram impedidas de funcionar, os manifestantes utilizaram cartazes e um carro de som para registrar a insatisfação do grupo. Eles prometem ainda que irão se deitar no chão da pista do Jardim de Alah durante a tarde, continuando o protesto.



Decisão - A prefeitura Municipal de Salvador (PMS) recebeu determinação judicial para demolir no último dia 18 quase 90 barracas de praia localizadas na orla, nos bairros de Piatã, Placafor, Jaguaribe, Boca do Rio e Jardim de Alah, mesmo trecho no qual os manifestantes fizeram o protesto nesta manhã.

A ação foi determinada pelo juiz da 13ª Vara Federal da Fazenda Pública, Carlos D'Ávila, que argumentou em sua decisão que as barracas estavam em terreno pertencente à Marinha, logo, de domínio da União. Ele afirmou ainda que a permanência das construções no local representava “irregularidades insanáveis”.
Ler Mais

Polícia prende 11 candidatos por tentativa de fraude no concurso da PM


Onze candidatos pernambucanos do concurso da Polícia Militar foram levados presos em flagrante para a Delegacia de Homicídios, no bairro dos Barris, em Salvador, acusados de tentativa de fraude durante a realização da prova, na manhã deste domingo, no Colégio da PM, em Dendezeiros. O esquema com pontos eletrônicos de escuta para transmissão e recepção de respostas foi descoberto quando um deles foi ao banheiro após três horas do início do exame e acabou sendo pego pelo detector de metais. Logo em seguida, a fiscalização se estendeu a todas as salas do local, encontrando os outros dez envolvidos.

Segundo o Capitão da PM Everaldo Marciel, os acusados confessaram que estavam portando os equipamentos eletrônicos para a fraude. O oficial contou ainda que um veículo de marca Honda, modelo Civic, de cor preta, com placa de Serra Talhada, Pernambuco, estava do lado de fora da escola em atitude suspeita, com três ocupantes dentro que deviam estar envolvidos no esquema. Desconfiados de que estavam sendo vigiados, fugiram do local antes da abordagem policial.

Everaldo Marciel disse que há três meses o Serviço de Investigação da Polícia Militar monitorava sites de relacionamento, onde algumas dessas fraudes são combinadas. Com isso, representantes da PM, da Consultec, empresa organizadora do concurso, e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) intensificaram a fiscalização. "Reuniões foram realizadas para a preparação de segurança", afirmou o capitão.

Três dos candidatos presos são soldados temporários da Aeronáutica: Juarez Humberto da Silva Júnior, Evandro José Barreto da Silva Júnior e Genivaldo Rodrigues Cardoso Júnior. Os outros são Fábio Oliveira da Cunha, Luan Pereira Marins, George Wilians Silva, Tiago Correia da Silva, Joaquim Martins do Rio, Rivaldo Luiz de Souza, Iggor Marcelo Alves Mendes Pereira e Alex Luiz Pereira da Silva. Todos serão julgados pelos crimes de estelionátoe formação de quadrilha.

A Consultec afirma que a prova não será anulada, já que a fraude foi descoberta.
Ler Mais

Churrascaria é assaltada na Pituba


A churrascaria Villa's, no Jardim dos Namorados, na Pituba, foi assaltada por seis bandidos na tarde desta quinta-feira, 3. Os ladrões entraram no local e levaram o dinheiro do caixa e pertences de clientes, como carteiras e celulares. Não foi informada a quantia levada. Ninguém ficou ferido.

De acordo com testemunhas, o grupo estava muito bem arrumado, sem qualquer objeto que dificultasse a identificação, e armado com pistolas de 9 mm. Eles entraram discretamente no restaurante, sem anunciar o assalto, renderam um garçom e mandaram que o maitre os acompanhasse até o caixa. Enquanto isso, os outros roubavam os objetos pessoais de clientes que estavam no local.

Ao perceberem que a situação estava saindo do controle, com pessoas fugindo pelo fundo da churrascaria, os ladrões resolveram deixar o estabelecimento, levando dois carros de clientes, um Siena e um Gol.
Ler Mais

MP recomenda combate à fabricação de espadas em Cruz das Almas

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação aos policiais civis e militares que atuam na cidade de Cruz das Almas (distante 146 km de Salvador), para combater as atividades de fabricação e comercialização clandestinas das tradicionais espadas utilizadas no São João. O promotor de Justiça Christian Ribeiro de Menezes é o autor do documento expedido nesta terça-feira, dia 1º.

A orientação do MP-BA é que todo a matéria-prima ou artefatos incendiários, já fabricados e de origem ilícita ou locais de venda e comercialização irregulares da espada, devem ser apreendidos.

O órgão entende que a fabricação das espadas, tradicionalmente produzidas de forma artesanal e sem a fiscalização necessária, além de provocar risco à população, pode gerar danos físicos e patrimoniais.

A fabricação clandestina é proibida por meio da lei 10.826/03 que criminaliza a conduta de posse, detenção, fabrico ou emprego de artefato explosivo ou incendiário, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, com penas de reclusão de três a seis anos e multa.
Ler Mais

Motorista sofre acidente no viaduto Nelson Dahia


Um acidente na tarde desta quarta-feira, 2, no Viaduto Nelson Dahia, na Ligação Iguatemi-Paralela, em Salvador, causou transtornos aos motoristas que trafegavam pela região. O motorista Manuel Luis dos Santos, de 80 anos, que dirigia um Toyota Corolla (JQT 4718) tombou ao bater na mureta do viaduto.

Uma viatura da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) esteve no local para ordenar o tráfego. Manuel disse que perdeu o controle da direção após ser fechado por um caminhão.
Ler Mais

Mãe de delegado assassinado em Camaçari pede investigação do crime

Familiares, amigos e colegas de profissão do delegado Clayton Leão, 35, participaram da missa de sétimo dia do titular da 18ª CP, em Camaçari. A cerimônia, marcada pela emoção dos presentes, foi realizada na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Pituba, em Salvador. Clayton Leão foi assassinado na última quarta, 26, enquanto dava uma entrevista ao vivo para uma emissora de rádio, em Camaçari.

Durante a missa, a mãe do delegado clamou para que a polícia investigue o crime e não o deixe sem resposta. O tio de Clayton, João Chaves, que em outras ocasiões disse não acreditar na versão de tentativa de assalto seguida de morte, preferiu não comentar e apenas disse que vai aguardar que a "justiça faça seu trabalho".

O delegado Cleandro Pimenta, que preside o caso, disse que continua trabalhando com a hipótese de tentativa de assalto. "O resultado da perícia deve chegar até sexta e, até sábado, 5, o inquérito deve ir para a justiça criminal de Camaçari", o que finaliza a investigação.

A perícia deve comprovar se as munições retiradas do corpo do delegado saíram da arma encontrada com Edson Cordeiro, Reinaldo Valença e Magno de Menezes, acusados pelo crime, além de concluir, através de exame de resíduo balístico, quem fez o disparo que matou o delegado.
Ler Mais