Páginas

Espionagem na web

quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Vocês já ouviram falar em aranhas ou crawlers? Os termos se referem a um tipo de programa que faz uma espécie de varredura na internet, indexando as informações que aparecem nas páginas web.

Esses aplicativos, também chamados de robots, são muito usados por sites de busca, para que possam coletar os dados que ajudaram a compor os resultados das buscas dos usuários.

As empresas de segurança utilizam esses mesmos recursos para tentar rastrear as pragas virtuais, vasculhando o conteúdo das páginas.

Mas como tudo no mundo online, os crawlers (ou aranhas) também podem ser usados para atividades criminosas. Assim, eles caíram nas graças de pessoas mal-intencionadas, que adotaram o aplicativo para coletar informações dos usuários na internet. É claro que o internauta, embora algumas vezes não se dê conta, torna seus dados públicos no momento em que os insere na web.

O que esses criminosos fazem é reunir as informações para preparar posteriores ataques. Uma forma de fazer isso é programar o crawler para que ele monte uma lista de e-mails.

Com esses dados, o hacker tem um mailing repleto de endereços eletrônicos, arma utilizada no disparo de seus spams e na disseminação de seus ataques. Por isso, continua valendo a máxima: pense bem antes de sair por aí colocando informações pessoais na rede virtual.

Até a próxima ordem unida, quando vamos falar como os usuários podem evitar que seus dados sejam captados pelos crawlers ou, ao menos, minimizar os efeitos desses robots.

0 comentários:

Postar um comentário