Uma criança de seis anos morreu com suspeita de meningite por volta de 4h desta quarta-feira, 11, em Arraial D'Ájuda, sul da Bahia. De acordo com Luiz Neves Nunes, pai de Heloísa de Oliveira Nunes, sua filha estava na escola na tarde de terça, quando passou mal e voltou para casa com dores de cabeça, crise de vômito e convulsão.
O pai contou que ela foi levada para o posto de saúde na madrugada, onde foi atendida e ficou cerca de 40 minutos tomando soro. Após ser medicada, Luiz disse que Heloísa foi liberada, mas faleceu a poucos metros da unidade de saúde, em um ponto de ônibus, minutos após ter sido liberada.
Ainda segundo o pai, o corpo da menina esteve no posto durante toda a manhã desta quarta, porque ninguém quis tocá-lo com medo da possível transmissão da doença. Por volta de 13h30, o corpo foi transferido para o Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e até o momento a família aguarda o atestado de óbito para enterrar a filha.
Segundo o enfermeiro-chefe do Hospital Luis Eduardo Magalhães, Luiz Eduardo, foi recolhido o 'liquoe', material retirado da coluna, cuja análise vai determinar se o caso foi realmente de meningite. A análise será feita na Secretaria Municipal de Salvador. Apenas a realização deste exame pode confirmar se Heloísa morreu por conta da meningite. O procedimento também serve para saber qual tipo da doença, se for o caso.
Prevenção - Apesar de não haver confirmação sobre a causa da morte da menina, funcionários do posto, além dos pais e dos seis irmãos que tiveram contato com Heloísa de Oliveira Nunes foram medicados com 'Rifampicina' por representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. O uso da medicação tem como objetivo fortalecer o sistema imunológico das pessoas que tiveram contato com a garota, para que não fiquem suscetível a doença. Porém, apenas a aplicação da vacina garante a proteção contra a enfermidade.
A reportagem de A TARDE entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Porto Seguro por volta de 16h30 e aguarda retorno sobre o caso. No posto de saúde onde a criança foi atendida, ninguém quis comentar o ocorrido.
Você está em: Home »Unlabelled » Menina de 6 anos morre com suspeita de meningite em Arraial D'Ájuda
Menina de 6 anos morre com suspeita de meningite em Arraial D'Ájuda
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário